Quer experimentar uma receita de um bolo diferente, que cresce bem alto e ainda por cima é encoberto por uma calda de caramelo dourada? Delicioso, como a massa rende bastante, ele enfeita a mesa de fim de tarde de domingo como poucos bolos. Sirva acompanhado de frutas frescas cortadas em pedaços grandes, molhadas com um pouco de licor de laranja e suco de laranja ou tangerina.
20 porções
Bata as gemas até ficarem claras, acrescente o açúcar, continue batendo até obter uma gemada que ao levantar a colher escorra um fio grosso. Junte o suco de tangerina, a farinha peneirada com o fermento e as claras em neve. Forre o fundo da forma com a calda, cubra com a massa do bolo e asse, no forno baixo e pré-aquecido, por aproximadamente 45 minutos - até ficar levemente dourado e a ponta de uma faca ao ser espetada saia seca da massa.
Ferva o açúcar dissolvido na água, em fogo médio, até obter uma calda dourada. Retire a panela do fogo acrescente a manteiga, o conhaque e o leite. Se a calda ficar muito espessa acrescente 1 ou 2 colheres (sopa) de água e misture bem para a calda amolecer. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de canudo no centro e com diâmetro de 26 cm.