Já tem muitos anos que a culinária chinesa (com grande sucesso, diga-se de passagem) tem participação ativa na alimentação dos brasileiros. Quando eu era garoto, era muito comum ouvir das pessoas sobre essa milenar culinária, tão diferente da japonesa, pois é tudo "fritinho".
Na verdade, essas culinárias se misturam bastante se analisarmos os ingredientes, os quais são, basicamente, os mesmos. Com a ascensão econômica do país mais populoso do mundo e a recente notoriedade mundial alcançada através dos Jogos Olímpicos, sua gastronomia dá mais uma vez demonstração de força, com pratos que vem sendo executados da mesma maneira já há 3.000 anos, a exemplo do prato nacional, o Pato de Pequim, criado para o Imperador e consumido apenas pelo mesmo durante quase um milênio.
Devido a sua importância, apresentarei aqui em minhas próximas postagens, curiosidades e um pouco da história, ingredientes e sabores, sempre ligados a receitas que você pode executar com facilidade em sua casa.
Vou começar com algo bem simples e tradicional, o Frango Xadrez, o qual leva esse nome pelo corte dos ingredientes (todos em cubos) os quais criam a ilusão de um tabuleiro de Xadrez Chinês.
Ah! Outra coisa: frango xadrez nunca levou e não leva amendoim. Essa prática foi adotada no Ocidente pela dificuldade de se encontrar por aqui o óleo de amendoim utilizado na receita original.
Ingredientes
Coxa e sobrecoxa de frango sem osso - 2 Unidades
Pimentão verde em cubos - 30 Gramas
Pimentão vermelho em cubos - 30 Gramas
Cenoura em cubos - 30 Gramas
Cebola em cubos - 30 Gramas
Salsão em cubos - 30 Gramas
Óleo de soja - 15 Mililitros
Molho Hoisin - 5 Mililitros
Molho de soja - 15 Mililitros
Sakê - 5 Mililitros
Glutamato monossódico - 5 Gramas
Fundo de frango - 1 xícara (chá)
Amido de milho diluído em água - 15 Gramas
Óleo de gergelim torrado - 1 colher (café)
Modo de preparo:
1- Aqueça o óleo e frite o frango já cortado em cubos.
2- Quando o frango estiver bem-passado, adicione o salsão, a cenoura, os pimentões e a cebola (nessa ordem).
3- Com os legumes ainda crocantes, adicione os temperos e o fundo.
4- Adicione o amido de milho diluído e aumente o fogo. Por último, adicione um fio de óleo de gergelim torrado.
Foto Chef Rodrigo Anunciato
Grande abraço e até a próxima.
Colunista do Vila Sabor, o Chef Rodrigo Anunciato é formado em gastronomia pelo Senac e professor titular da Faculdade de Gastronomia da UniSantos.