Foto: Douglas Aby Saber
Cachaça, limão, açúcar e muito gelo, este é o drinque favorito do Brasil. A paixão pela caipirinha é tanta que a versão tradicional já não basta. Outras misturas passaram a incrementar a bebida. Troque o limão por lima da pérsia, o gelo por picolé, tempere com manjericão... vale até dar um toque de pimenta.
França, 49 anos, é garçom do boteco pé-sujo Mercearia São Pedro, localizado na Vila Madalena, em São Paulo. Com 19 anos de casa, ele tem gabarito para falar do assunto. O garçom conta que já serviu pessoas famosas, como Sean Lennon, filho de John Lennon e os escritores Marcelinho Freire, Xico Sá e Joca Terron. O ex-jogador Raí também já se sentou diversas vezes no boteco.
"Caipirinha é o drinque mais pedido. Há mistura à base de vodka, cachaça, saquê e até rum. As frutas também variam, tem caipirinha com limão, morango, abacaxi, maracujá e tudo mais que a imaginação permitir", diz França.
Confira três receitas diferentes do drinque que é a cara do Brasil!
Caipirinha picante
Ingredientes:
1 tangerina (com casca, sem as extremidades)
2 colheres de sopa de açúcar
8 cubos de gelo
1 pimenta dedo-de-moça pequena (sem as sementes)
50 ml de cachaça
Modo de preparo:
Limpe a casca da tangerina, corte ao meio e depois em fatias. Retire todas as sementes da pimenta e corte-a em fatias. Adicione um copo a tangerina e o açúcar. Macere bem, adicione gelo e a pimenta ao copo e depois a cachaça ou vodka até completar o copo. Misture bem e está pronta.
Caipirinha de Lima da Pérsia com sorvete
Ingredientes:
60 ml de cachaça
Meia lima da pérsia dividida em 4 partes
2 colheres de açúcar
1 picolé de maracujá
Modo de preparo:
Macere no copo a lima da pérsia com açúcar, encha de gelo e adicione a cachaça. Mecha bem e por último coloque o picolé no copo.
Por Bianca de Souza (MBPress)