O papillote é uma forma de cozimento muito interessante, pois além de decorativa ela mantém os aromas, sabores e a umidade da comida. O processo consiste em embrulhar o alimento em papel manteiga ou alumínio, junto com os temperos e assá-lo no forno. Papillote é o nome francês dessa técnica, na Itália é chamado de cartoccio. É possível servir o alimento já desembrulhado, mas o mais interessante é servi-lo fechado e cada comensal abre o seu “pacotinho” descobrindo os aromas e sabores.
1 porção
Misture o shoyu, o limão, o óleo de gergelim, o alho e o gengibre e tempere o salmão com essa mistura, deixando descansar na geladeira por uma hora. Corte um círculo de papel manteiga uns 7 cm maior que o peixe e unte-o com óleo. Coloque o peixe na metade superior do papel. Cubra-o com as tirinhas de cenoura, abobrinha e cebolinha, coloque a mistura de temperos por cima e feche o papillote torcendo toda a volta. Coloque em uma assadeira untada com óleo e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de vinte minutos.
Dicas - Sirva o salmão com arroz branco, salpicado de gergelim torrado por cima. - Se você quiser fazer uma versão mais ocidental, você pode substituir os temperos, por outros como dill, tomilho, alecrim, vinho branco, pimenta do reino, limão siciliano ou outros de sua preferência.