A maioria dos homens do Rio de Janeiro e Minas Gerais acredita que a satisfação com a relação sexual está associada à capacidade de não falhar (68,0% dos homens cariocas e 66,9% dos mineiros). É o que constatou a pesquisa nacional Mosaico Brasil, realizada pela Pfizer. Para cariocas e mineiros, o sexo é importante para a harmonia do casal e a realização sexual depende do envolvimento entre os parceiros.
Aproximadamente 73,6% dos homens cariocas e 71,8% dos mineiros não temem que a idade atrapalhe o seu desempenho sexual. Os cariocas, como era esperado, dão mais valor à aparência física que os mineiros. Para 48,9% deles o aspecto físico da parceira é sempre um importante estímulo sexual.
Satisfação sexual tem a ver com qualidade de vida ou está mais associada ao fato de não falhar e de atingir o orgasmo? Aparência física do parceiro é um importante estímulo sexual? O brasileiro distingue sexo de afeto? E a falta de auto-estima atrapalha o desempenho na cama? Procurar respostas para essas e outras perguntas é a intenção desse estudo, conduzido pela professora Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Nos próximos meses, a pesquisa será realizada em outras oito capitais do País: Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Salvador, Brasília, Campo Grande e São Paulo. Ao final do estudo, serão divulgados os dados nacionais compilados, que traçam o perfil afetivo-sexual de homens e mulheres maiores de 18 anos.
Por Karina Conde
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres