Mais preocupadas em serem desejadas do que com o próprio desejo e dependentes de afeto atrelado à vida sexual, as mulheres brasileiras ainda necessitam de autoconhecimento quando o assunto é sexo. Ainda assim, estimuladas pelas informações que as cercam e na busca cada vez mais cedo de orientação para suas dúvidas e inquietações, o comportamento sexual feminino está em evolução.
A análise é do psicólogo especialista em sexualidade humana, Paulo G. P. Tessarioli. Segundo ele, pensar em sexo, fantasiar e até mesmo se masturbar ainda são atividades pouco comuns às mulheres. "Para elas, ser atraente é mais importante do que se sentir excitada, e o orgasmo é mais para provar para o outro e para si mesma que é boa de cama. É preciso mudar!".
A cobrança social de um corpo perfeito é um dos fatores que interferem de forma negativa para a sexualidade das mulheres, que acabam sentindo-se obrigadas a acompanhar o padrão de beleza exigido de épocas em épocas. "O mito do corpo perfeito está no imaginário das mulheres e também dos homens. Basta perceber ao longo das décadas que o ideal de corpo perfeito foi mudando. De mulheres magras e bronzeadas para mulheres com curvas e formas e até mesmo a pele com tom natural, pois o sol envelhece... É duro ser mulher, não é mesmo?", diz Tessarioli.
Diante do mito das diferenças entre o prazer atingido por homens e mulheres, ele ressalta o grande desencontro entre parceiros e parceiras. "Espera-se que ele seja viril, superior e ativo. Já elas ainda temem demonstrar reações e desejos na hora do sexo. Preferem ser seduzidas e muitas vezes não deixam claro o que gostam ou esperam sexualmente".
Sexo anal? Virgindade? Masturbação? Os tabus ainda existem, mas às vezes, de forma invertida, diz o psicólogo. Virgindade, por exemplo, dependendo da idade, virou motivo de preocupação. "Atualmente, espera-se que a virgindade deixe de existir na adolescência.
Caso isto não ocorra, é comum que o meio social ou até mesmo a pessoa virgem tenha dúvidas sobre sua sexualidade, principalmente sobre sua orientação. Será que sou lésbica?"
Por Adriana Cocco
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres