Ainda cercada de tabus e preconceitos, a estética íntima feminina é mais uma barreira a ser derrubada no meio de evolução sexual. Por vergonha, quem sofre de problemas, deformações ou qualquer incômodo na área, passa longe das soluções que podem representar vida nova.
Segundo o médico ginecologista Sílvio Eduardo Valente, especialista em medicina estética, as mulheres tem ainda muita dificuldade de falar sobre o assunto. E, por isso, deixam de tomar conhecimento da existência de procedimentos importantes, que fazem parte de uma estética muitas vezes escondida, mas que pode fazer a diferença com relação à autoestima e à segurança. “As mulheres às vezes evitam se olhar no espelho e também se expor ao parceiro sexual. Daí a importância da informação, para que procure ajuda de um especialista”.
Entre os procedimentos mais comuns oferecidos estão a diminuição de pequenos lábios com volume grande, os peelings para grandes lábios escurecidos, o preenchimento com gordura para grandes lábios flácidos e diminuídos e até plástica perineal. E para quem acha que o apelo é apenas estético, saiba que uma cirurgia pode resolver problemas de desconforto e até dor. “No caso dos pequenos lábios exagerados, por exemplo, além do
incômodo estético, pode haver desconforto quando a cliente veste uma roupa apertada, ou tem relações. E também pode haver maior predisposição a alguns tipos de corrimento, devido ao fato de a vagina ficar com menor ventilação”, explica o ginecologista.
A ninfoplastia é o nome dado à correção nos pequenos lábios com extensão e volume exagerados. Já a perineoplastia serve para a flacidez da musculatura do períneo, que pode ocasionar incontinência urinária e até prejudicar o prazer sexual. Há ainda o minilifting na região do púbis, para “levantar” a região do monte de vênus e dar uma aparência mais jovem ao local.
Nesse mesmo sentido, há ainda aplicação de ácido hialurônico, para preenchimento dos grandes lábios. “Eu prefiro fazê-lo com gordura da própria paciente, pois é mais seguro e mais barato. Reservo o ácido para estética de face, pois os volumes utilizados na região vulvar são maiores, inviabilizando economicamente o uso do produto”, diz Silvio.
Algumas mulheres podem recorrer ainda a um peeling na região vaginal. Para clarear a área, dermatologistas oferecem a técnica perianal e perivulvar. “Os clareamentos são feitos com peelings superficiais, para não machucar a pele desta área”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Ele diz ainda que, com relação à estética íntima, muitas mulheres estão optando pelo transplante de pelos, normalmente a partir dos 60 anos, quando resolvem ter de volta os fios perdidos por ação da idade. “O que parece ser a mais comum das motivações é um relacionamento com um parceiro mais jovem”, opina.
Se plástica, botox e correções das imperfeições visíveis estão tão comuns, porque não deixar de lado o preconceito e cuidar também daquela região escondidinha, tão importante para você?
Por Sabrina Passos (MBPress)
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres