Não é de hoje que o ocidente descobriu as maravilhas de uma prática antiga que vem lá do outro lado do mundo. A ioga (e todas as suas posições aparentemente difíceis) ganhou adeptos e vem mudando a vida a quem se arrisca aos contorcionismos e alongamentos que ela propõe. Os benefícios, já comprovados e conhecidos, vão além de postura e condicionamento físico. A prática melhora até as relações sexuais.
Mario Americo, que é professor de ioga e escreveu o livro "Ioga além da prática - teoria, exercícios e bate-papo com profissionais que utilizam a Ioga como fonte de juventude, sexo e emagrecimento" (Integrare, 2010), ao lado de Ruth Barros, explica que os benefícios com relação ao sexo são indiretos, já que os exercícios melhoram a flexibilidade e fortalecem os músculos sem deixá-los rígidos. "A ioga melhora o equilíbrio e, principalmente, a circulação sanguínea e a diminuição do estresse e da ansiedade, pontos fundamentais para melhora na relação sexual", aponta.
Se só você praticar, ótimo. Agora se o parceiro também for adepto, os resultados podem ser ainda melhores, já que há sintonia, sensibilidade e criatividade se aperfeiçoam. "O ioga possibilita ter relações mais longas, prazerosas e com posições que podiam ser mais difíceis antes da prática", garante Mario.
Mas não adianta correr agora e se matricular na ioga mais perto de casa e esperar uma noite de muito prazer hoje mesmo. Como com tudo que vem do oriente, é preciso paciência para ver os resultados, que depende de cada um para aparecer. A dica de Mário é ir com calma para ver efeitos mais breves. "Se conseguir fazer uma prática sem tentar ultrapassar seus limites, livrar-se dos julgamentos e cobranças e, preferencialmente, com um profissional competente, o resultado pode ser muito rápido".
A pedido do Vila Dois, Mario listou uma série de posições (ásanas) que melhoram a região pélvica, a coluna, o equilíbrio, a flexibilidade, a circulação, diminuem a ansiedade e, claro, refletem na cama. Vale tomar nota! No livro dele, os exercícios são ilustrados com fotos detalhadas.
Baddha Konasana (Postura em ângulo): Sente-se com a coluna ereta, traga os calcanhares em direção à pélvis e junte as plantas dos pés. Nessa posição, segure os dedões dos pés. Procure deixar os joelhos o mais próximo do chão possível.
Marichyasana (Postura do sábio Marichi ou sentada em torção): Sente-se com as duas pernas estendidas e flexione um joelho. Segure o joelho flexionado com o braço contrário. Gire o tronco e apoie a outra mão atrás de você. Repita o movimento para o outro lado.
Bhujangasana (Cobra): Deite-se de barriga para baixo, apoie as mãos ao lado da cabeça ou um pouco à frente. Eleve o tronco, estendendo os braços. Se sentir desconforto na região lombar, pode fazer com os cotovelos no chão.
Salamba Sarvangasana (Vela ou invertida sobre os ombros): Deite-se com a barriga para cima, com as mãos ao lado dos quadris. Eleve as pernas estendidas tirando os quadris do solo e apoiando as mãos nas costas. A intenção é ficar com o corpo perpendicular ao solo. Pode fazer com os pés apoiados na parede.
Utthita Trikonasana (Triângulo): Afaste as pernas de 1 a 1,50 metro. Eleve os braços até a altura dos ombros, com as palmas viradas para baixo. Gire o pé direito 90° para fora e o esquerdo levemente para dentro. Apoie a mão direita no joelho direito e deslize em direção do tornozelo. Se conseguir, apóie no chão, sem flexionar os joelhos. Estenda o braço esquerdo para cima, alinhando-o com o ombro direito, e alongue o tronco tentando alinhá-lo com os quadris. Olhe para o polegar da mão esquerda com palma voltada para frente. Gire os ombros para trás. Repita do outro lado.
Foto: divulgação
Setu Bandha Sarvangasana (Ponte): Deite-se de costas com os joelhos flexionados e com os pés apoiados no chão. Mantenha as mãos no chão próximas dos quadris que serão elevados o mais alto que conseguir.
Por Sabrina Passos (MBPress)
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres