Algumas empresascondenam, outras aceitam. O fato é que a proximidade de passar horas no trabalho compartilhando interesses em comum com outras pessoas pode resultar em um romance. Muitos começam no ambiente de trabalho e causam uma situação complicada quando a companhia é mais conservadora.
Fato é que não se pode proibir uma pessoa de se apaixonar pela outra. Porém, isso não impede que a empresa tenha cautela e exija que a postura profissional seja mantida. Ou seja, deve-se evitar piscadas de olhos, conversas em voz baixa, contatos físicos, expressões faciais que expressam amor, raiva, ciúmes, paixão, excitação, tristeza.
"Algumas empresas não se opõem ao relacionamento entre funcionários, mas é inevitável o desconforto com a situação quando o assunto é promoção, concessão de benefícios, desenvolvimento profissional ou mesmo mudanças nas áreas de atuação dos envolvidos, por exemplo", afirma Luiz Carlos Carvalho, vice-presidente do Instituto Gutemberg.
No caso de namoros entre chefe e subordinado, a situação é ainda mais complicada, pois qualquer benefício concedido pode ser percebido pelos demais como um privilégio e vantagem decorrente da relação íntima entre as partes envolvidas.
Discrição é a melhor atitude, pois evita comentários e exposição desnecessária dentro da empresa. Outra dica importante é saber separar o trabalho do namoro. Em caso de discussão e brigas, jamais levar isso para o ambiente de trabalho.
Mais alguns cuidados que devem ser observados: se os namorados são de setores diferentes, devem se policiar para não trocarem informações relevantes sobre seus departamentos; não usem nunca o e-mail corporativo para trocar mensagens privadas. As empresas têm o direito ao acesso a todo o conteúdo dos e-mails de seus funcionários, e isso pode ser prejudicial; caricias em público, nem pensar! Qualquer demonstração de afeto e intimidade no ambiente de trabalho será causa de constrangimentos e poderá afetar as relações entre colegas.
Por Lívany Salles
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres