Foto: Istock
Mitos, preconceitos e muitas dúvidas rondam um tema recorrente entre as pessoas sexualmente ativas: o sexo anal. A especialista do programa Mulheres Bem Resolvidas, Cátia Damasceno, explica que o sexo anal pode ser muito prazeroso tanto para os homens quanto para as mulheres, mas é preciso desmistificar algumas informações erradas que acabam aumentando ainda mais o tabu criado sobre o assunto. Cátia que também é coach de relacionamento listou 5 verdades sobre o sexo anal que podem ajudar muito as mulheres que estão em dúvida se tentam a prática.
1- O prazer dos homens é psicológico
Enquanto muitas mulheres acreditam que o prazer que o homem sente se dá porque o orifício anal é mais apertado, Cátia explica que é na verdade uma questão psicológica. “Os homens gostam por uma questão psicológica, porque a mulher fica mais entregue ao homem, que fica em uma posição mais dominante no momento do sexo”.
2- Sexo anal não dói... mas é preciso cuidado
Foto: Istock
Segundo Cátia, é necessário tempo e técnica para que o sexo anal não cause nenhuma dor na mulher. “Primeiro, é preciso achar uma posição confortável para ambos, e depois é preciso investir em uma boa lubrificação”, ensina a coach. Mesmo assim, a primeira vez não tem como ser livre de desconforto. “Mas vamos combinar que nenhuma primeira vez é muito boa, né?”, questiona.
3- Não é só o homem que sente prazer
O mito de que só o homem pode sentir prazer com o sexo anal é um dos mais comuns. “Mulheres podem sentir prazer com o sexo anal, e só precisam testar e descobrir suas técnicas e posições preferidas”, conta, alertando que é preciso estar com a região lubrificada. “E nunca se esqueça da importância das preliminares”, destaca.
4- Alguns itens são indispensáveis
Foto: Istock
Cátia alerta para que o sexo anal tenha pelo menos dois itens importantes: lubrificantes à base da água e camisinha. “Como a região do ânus é cheia de terminações, veias e bactérias, o risco de infecção é grande, por isso a importância de usar camisinha e não aplicar lubrificantes à base de álcool”, conta.
5- Só pode se a saúde estiver em dia
Por fim, Cátia explica quais problemas podem realmente impedir o sexo anal. “Se você já teve hemorroidas ou fissuras anais, por exemplo, a penetração vai ser ruim e pode até agravar os problemas”, explica. Por isso, Cátia sugere que o tema seja abordado com o ginecologista caso haja essa preocupação. “Se o médico não deixar, o jeito é se satisfazer só no tradicional”, brinca a especialista.
Por fim, Cátia reforça que nenhuma mulher deve ser obrigada a fazer sexo anal contra sua vontade. “Eu sugiro que todas as mulheres tentem e deem uma chance, mas quem não gosta não deve fazer”, explica, reforçando a importância de que o assunto seja conversado com o parceiro. “É fundamental que qualquer decisão seja feita em conjunto com o namorado ou marido. Conte suas expectativas, receios e ansiedades”, recomenda. “O sexo anal só é bom quando traz mais prazer e menos rotina para o casal”.
Alguns vídeos têm ótimas dicas sobre a prática - Vale a pena dar uma conferida!
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres